Inter ganhou a taça? STF define o verdadeiro campeão brasileiro de 1987
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou uma importante decisão sobre o campeão do Campeonato Brasileiro de 1987. O Inter chamou a atenção por fazer uma boa campanha no torneio, porém não chegou a levantar o título. A decisão teve relação com o pedido do Flamengo, que pleiteava ser considerado, junto com o Sport, o título do Brasileirão de 87.
No entanto, o processo foi negado e o time pernambucano segue como o único campeão nacional daquele ano. O relator do processo na Segunda Turma do STF, o ministro Dias Toffoli, manteve decisão parecida com a que já havia proferido no ano passado, quando negou recurso do Flamengo sobre o assunto.
O julgamento vai até o final da noite de sexta-feira (17). Diante disso, os ministros ainda podem pedir vista do processo, ou seja, mais tempo para analisar o caso, ou até mesmo mudar o teor dos votos. Além de Dias Toffoli, os ministros Edson Fachin e André Mendonça também discordaram do pedido flamenguista.
No início do mês, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou de maneira contrária ao recurso apresentado pelo Flamengo. O ministério destaca que, para que o clube possa ser considerado campeão, teriam que ser analisadas novas provas evidências, porém a questão é proibida no âmbito do recurso.
Flamengo luta por título conquistado diante do Inter
O caso teve início em 1987, quando o Flamengo superou o Inter para conquistar o título nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No entanto, em contrapartida, o Sport entrou com ação em 1988 para agir contra a CBF e a união, pedindo o reconhecimento da validade do regulamento inicial do Brasileiro de 1987, vencido pelo Sport.
O Flamengo busca ser considerado oficialmente campeão nacional de 1987, ao lado do Sport, há muitos anos. O time pernambucano, por sua vez, pretende continuar sendo reconhecido como campeão daquele ano, como estabeleceu em decisão estabelecida na Justiça em 1994 – com a sentença final em 2001.